PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS NO VATICANO.
- portaltrocana
- 21 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Pontífice argentino foi o primeiro papa latino-americano e destacou-se pela defesa dos pobres e do meio ambiente

O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu na madrugada desta segunda-feira (21/4), aos 88 anos, em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell.
Francisco enfrentava uma pneumonia dupla e esteve internado por cerca de 40 dias. No sábado (19/4), fez uma rara aparição pública na Basílica de São Pedro e, no Domingo de Páscoa (20/4), saudou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, onde fez um apelo aos líderes mundiais para priorizarem o combate à fome e a ajuda aos mais necessitados.
Trajetória e legado
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Bergoglio era filho de imigrantes italianos. Formou-se em química, mas decidiu seguir a vocação religiosa aos 20 anos, sendo ordenado padre em 1958. Lecionou na Faculdade de São Miguel e obteve doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.
Eleito pontífice em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, Bergoglio fez história ao se tornar o primeiro papa latino-americano da Igreja Católica. Adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo de humildade, paz e cuidado com os pobres.
Ao longo de seu papado, Francisco ganhou reconhecimento mundial por sua postura progressista, sua defesa dos marginalizados, seu apelo por justiça social e ambiental, e por sua simplicidade pessoal. Sua liderança foi marcada também pelo esforço em aproximar a Igreja dos fiéis e por promover o diálogo inter-religioso.
Saúde frágil e resistência
Desde a juventude, Francisco enfrentava problemas respiratórios, tendo inclusive parte de um pulmão removido. Nos últimos anos, sua saúde exigiu cuidados constantes, com várias internações e limitações físicas, mas o papa seguiu ativo até seus últimos dias.
O mundo católico e líderes de diversas nações expressam luto pela perda de um dos mais influentes líderes religiosos do século XXI.



Comentários